
Comboio é símbolo de união e paixão por pilotar
Rodar em comboio é uma das maiores expressões da irmandade motociclista.
O comboio é símbolo de união e paixão por pilotar, representando o espírito livre e a força coletiva de quem vive o motociclismo de verdade.
Mas para que essa experiência seja segura e dentro da legalidade, é essencial conhecer o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Let’s bora?!
O que é um comboio de motos?
Um comboio ou motopasseio é quando motociclistas percorrem juntos um mesmo trajeto. Pode ser informal (entre amigos) ou oficial (com autorização do órgão de trânsito).
Mesmo quando o destino é um simples café, o grupo deve evitar prejudicar o fluxo da via.
De acordo com o Art. 174 do CTB, qualquer comboio que obstrua o trânsito pode ser autuado.
Isso reforça que o comboio é símbolo de união e paixão por pilotar, mas deve sempre respeitar o trânsito e garantir a segurança.
Boas práticas para rodar em comboio
Rodar em grupo exige atenção e disciplina. Confira as orientações baseadas no CTB e nas práticas ensinadas pela Academia de Pilotos Road Training:
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Formação escalonada (zigue-zague) com distância segura.
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Evite trafegar lado a lado.
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Use sinais de braço e luzes para comunicação.
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Mantenha velocidade constante e respeite os limites da via.
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Nunca bloqueie cruzamentos ou preferências.
Base legal: Art. 29, Art. 28 e Art. 35 do CTB
Circulação nas faixas e posição na via
Muitos motociclistas acreditam que devem circular somente na extrema direita, mas essa regra se aplica apenas aos ciclomotores, conforme o Art. 57 do CTB.
Motocicletas são veículos automotores e podem circular em todas as faixas, inclusive na esquerda, desde que respeitem o fluxo e as normas de ultrapassagem.
Base legal: Art. 29, IV; Art. 57; Art. 244; e Art. 56 do CTB
Na prática:
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Se o comboio estiver na velocidade normal da via, pode usar as faixas centrais ou da esquerda.
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A extrema direita é recomendada apenas se o comboio estiver mais lento que o fluxo geral.
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Se houver faixa exclusiva para ônibus, o comboio não deve utilizá-la.
Assim, reforçamos que o comboio é símbolo de união e paixão por pilotar, mas a segurança e o respeito às regras sempre vêm em primeiro lugar.
O que é proibido durante um comboio
Evite infrações que colocam em risco a segurança e comprometem a imagem do motociclismo.
| Linha | Categoria | Ações Proibidas (Infração de Trânsito e Crimes) | Base Legal (CTB) / Legislação |
|---|---|---|---|
| 1 | Obstrução | Promover/participar de evento não autorizado que bloqueie a via. | Art. 174 (Multa 10x e suspensão). |
| 3 | Sinalização | Avançar o sinal vermelho. | Art. 208 (Gravíssima). |
| 5 | Manobra | Empinar ou equilibrar-se em uma roda. | Art. 244, III (Gravíssima). |
| 7 | Capacete | Circular sem capacete ou com ele solto. | Art. 244, I (Gravíssima). |
| 9 | Velocidade | Exceder o limite da via. | Arts. 218 e 219. |
| 10 | Batedores | Usar “batedores” para parar o trânsito. | Somente autoridade credenciada pode. |
| 12 | Agressividade | Conduzir de forma agressiva ou ameaçadora. | Art. 170 (Gravíssima). |
| 18 | Alcoolemia | Conduzir sob efeito de álcool. | Art. 165 e 306 (Gravíssima e crime). |
| 25 | Ultrapassagem | Ultrapassar pelo acostamento. | Art. 202, I (Gravíssima). |
| 41 | Sinalizadores | Usar sirene/luzes intermitentes sem autorização. | Art. 29, VII / 230, XIII. |
(Tabela resumida — veja a lista completa CLIQUE AQUI fonte: Fornecido do arquivo pessoal Anderson Damasceno da Academia de Pilotos Road Training.)
Responsabilidade do organizador de comboio não autorizado
Organizar um comboio sem a devida autorização do órgão de trânsito pode gerar multas pesadas, suspensão da CNH e até responsabilização criminal.
Base legal: Art. 174 do CTB
Valor da Multa e Penalidades
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Infração gravíssima com fator multiplicador de 10x.
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Valor da multa: R$ 2.934,70.
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Penalidade adicional: Suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH.
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Reincidência em 12 meses: multa em dobro (R$ 5.869,40).
Essas penalidades se aplicam tanto ao organizador quanto aos participantes, se o evento causar prejuízo à segurança ou interferência no trânsito.
Como ocorre a identificação do organizador
Hoje, a fiscalização digital é uma das principais ferramentas das autoridades para identificar os responsáveis por eventos ilegais:
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Monitoramento de redes sociais: posts, convites e vídeos que divulguem datas, rotas e horários do evento são coletados como prova.
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Identificação formal: perfis são rastreados pelo nome, CNPJ ou CPF.
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Ata notarial: pode ser usada para registrar provas digitais em cartório.
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Ordem judicial: se o perfil for anônimo, as plataformas (Meta, Google etc.) são obrigadas a fornecer dados cadastrais do organizador.
Com a identidade confirmada, o órgão de trânsito aplica as penalidades previstas no Art. 174 do CTB, inclusive a multa e a suspensão do direito de dirigir.
Quando é preciso autorização oficial?
Passeios, motociatas ou comboios oficiais precisam de autorização do órgão de trânsito. Art. 95 do CTB
Resolução CONTRAN 160/2004
O organizador deve informar o trajeto, número de participantes e medidas de segurança.
Conclusão
Rodar em comboio é celebrar a irmandade sobre duas rodas.
O comboio é símbolo de união e paixão por pilotar — e quando realizado com consciência, planejamento e respeito à lei, fortalece a imagem positiva dos motociclistas em todo o Brasil.
“O respeito às regras é o que garante que possamos viver a verdadeira essência da estrada — liberdade com responsabilidade.”
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